domingo, 2 de maio de 2010

Oficina de artesanato

A clínica de Aids da Policlínica Antônio Ribeiro Netto oferece aos usuários do PARN, Oficina de Artesanato com cursos de bijouteria, macramé, tricot, crochê, pintura em tecido , em tela e madeira, fuxico, biscuit, E.V.A, QUILLING,meias de seda, reciclagem.

A Oficina de artesanato foi criada com o intuito de melhoria da interação entre pacientes e equipe de saúde utilizando o artesanato como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades com perspectivas de geração de renda.

De acordo com o cronograma cada mês é oferecido um curso no horário das 14:00 horas às 16:00 horas no hall do ambulatório de Saúde Mental `localizado à Av. 13 de Maio, nº 23 - 14º andar – Centro –RJ. Nosso calendário deste ano é este:

Janeiro Quilling ( arte japonesa em papel)

Fevereiro Reciclagem (em jornal, cxs de leite, cx de sabão, etc...)

Março E.V.A ( ímas, bichinhos, etc...)

Abril Meias de seda ( com técnicas em flores, bichinhos, ímas, etc...)

Maio Biscuit ( ímas, flores, bichinhos, etc)

Junho Crochê ( com várias técnicas)

Julho Tricô

Agosto Pintura em pano

Setembro Pintura em tela

Outubro M.D.F ( cxs de madeira – com diversas técnicas)

Novembro Lembrancinhas

As aulas são gratuitas e o participante é incentivado a expor o seu trabalho nos Bazares que são organizados anualmente, isto é, um bazar no 1º simestre e o outro no 2º simestre o Bazar de Natal.

HISTÓRICO:

A atividade de artesanato teve inicio no ano de 2004, a partir do interesse de pacientes que freqüentavam as reuniões do grupo de mulheres do ambulatório de aids e da inserção de uma assistente social voluntária que se dispôs a compartilhar suas habilidades artesanais com o grupo.

A mobilização das pacientes permanece,mesmo com o término do grupo de mulheres. Em 2009, a atividade se renova com a diversificação de atividades , a ´parceria com o Ambulatório de saúde mental e a inclusão de novos participantes.

Atualmente, a Oficina de Artesanato é realizada no período de Janeiro a novembro e está sob a coordenação da assistente social da clínica de aids juntamente com assistente social voluntária e de uma profissional de saúde do PARN, ex-aluna da oficina.

Maiores informações: (21) 2282-1334 ramal 243

Marilza23@hotmail.com

Um comentário:

  1. Parabéns Solange, á cada dia me orgulho mais de ter sua amizade. Muitas pessoas passam pelas nossas vidas, mas só algumas ficam e voce é uma destas pessoas que ficam pra sempre. Eu que trabalhei ao seu lado, sei o quanto é dedicada e carinhosa com os pacientes e colegas. De voce eu sópoderia esperar um trabalho como este ,voltado ao bem estar do próximo. 10000000000001 beijos,
    jack

    ResponderExcluir